sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre na Luta por Direitos e Cidadania

APHAC participa do Processo Licitatório 02/2011 - Fortalecer ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos relacionado à epidemia de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e tem aprovação do Projeto Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre na Luta por Direitos e Cidadania.

Objetivo do Projeto: Capacitar agentes multiplicadores em Direitos Humanos para instrumentalizar lideranças comunitárias, ONG’s, PVHA e portadores de Hepatites Virais, populações em situação de maior vulnerabilidade a DST/HIV/AIDS e HV, para promoção e defesa dos direitos humanos relacionados a esses agravos.

As oficinas serão oferecidas e ministradas à alunos do nível superior, com carga horária de 40 horas. Cada aluno receberá ajuda de custo e vale transporte se necessário. Os cursos de maior interesse são Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Ciências Sociais, entre outros.


Conteúdo a ser abordado:
  1. Direitos Humanos em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais (direito à intimidade, direito ao sigilo quanto à sorologia, direitos sexuais e reprodutivos);
  2. Constituição Federal de 1988 (artigo nº 5);
  3. Direito à Vida e a Saúde;
  4. O Bulling Social/Apoio Familiar;
  5. Ética profissional e seus Impactos Sociais;
  6. O Sistema Único de Saúde;
  7. Participação Social na construção de Políticas Públicas;
  8. Leis 8.080/90 e 8.142/90;
  9. Estigmas, Preconceitos e seus impactos na epidemia e suas vulnerabilidades em razão de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais (criminalização da transmissão dessas patologias);
  10. Direitos Trabalhistas, Previdenciários e Assistenciais (conquistas de pessoas vivendo com DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais).

Para mais informações, entrar em contato conosco através do telefone (68) 3224-3828, por e-mail aphac@uol.com.br ou postar interesse no blog.